domingo, 25 de abril de 2010

Terceira aula - 22/04/2010

          Neste dia o professor Marcelo nos entregou o CD com as apostilas e tutoriais do curso. Nos orientou em como utilizá-lo no Linux e começamos a explorar a parte que fala sobre o WRITER (Editor de Textos do BR-Office). Após conhecer um pouco das ferramentas do Writer e as barras de ferramentas, menus, formatação e status, que não têm muita diferença do Word (Microsoft Office), digitamos um texto e seguimos as orientações de formatação do professor:

  • Localizar e substituir a palavra internacional por NACIONAL;

  • Selecionar o segundo parágrafo; Clicar em Formatar caractere; Escolher a fonte BITSTREAM CHARTER, tamanho 14 e em negrito;

  • Clicar em Efeito de Fonte: Sublinhado e Pontilhado, cor da fonte vermelha e Efeito Caixa alta Versalete.

  • Ao final do texto clicar em Inserir Caracteres especiais: Fonte Dejavu Sans; Subconjunto: Formas numéricas 2/3.
Depois, selecionar o primeiro parágrafo:

  • Formatar; Parágrafo; Alinhamento: justificado e centralizado;

  • Bordas: escolher Estilo de sombra e Linha estilo 4.00pt;

FICOU ASSIM:

     Logo após, clicamos em Formatar Parágrafo; Fluxo do texto; Quebras; Inserir; Página; Antes: Apareceu uma nova página, que pode ser formatada sem alterar a formatação das anteriores pois foi criada uma nova seção.
     Inserimos uma Tabela com 5 colunas e 11 linhas, preenchemos toda a primeira linha e alteramos a cor do plano de fundo para azul escuro;
     Selecionamos toda a tabela clicamos em Auto-Formatar e escolhemos um dos estilos de formatação de tabela disponíveis. A minha ficou assm:


Tenham todos um ótimo dia!!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Professor, até quando você vai ficar assim? Os tempo são outros. Procure um curso, não fique parado esperando a informática tirar você da sala de aula.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Segunda aula do curso Proinfo

No dia 15/04/2010 iniciamos a nossa segunda aula. O Professor Marcelo falou de tudo que é necessário para acessar a Internet, desde um equipamento de informática até um um provedor e um browser (Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox). Navegando pelo Mozilla criamos uma conta gratuita de e-mail no GMAIL, exploramos todos os itens disponíveis, enviamos e-mails, adicionamos contatos, criamos rascunhos, etc.

Aprendemos a funcionalidade e como criar um BLOG e nosso dever de casa foi criar um. Eu criei este: http://professorinformatizado.blogspot.com/

Primeira aula do curso Proinfo

No dia 08/04/2010 iniciamos o curso com o comando do Professor Marcelo. Nesta aula conhecemos todo o programa do curso: datas, horários, conteúdos e atividades a serem realizadas. Vimos também os seguintes itens:

- Hardware, software e Sistema operacional;

- História da Internet;

- História do Linux;

- Fomos apresentados ao Linux Educacional;

- Conhecemos as Ferramentas disponíneis no Tux Paint.


Enfim, descobrimos que o Linux não é nenhum bicho de sete cabeças.