quinta-feira, 27 de maio de 2010

Gráficos no Calc - 27/05/2010 - Aula 08


     Hoje criamos diversos gráficos: de Pizza, de Colunas e de Linhas através de uma planilha com dados dos Candidatos às Eleições 2010. É uma ferramenta muito simples e muito eficiente. E mesmo após da criação do gráfico, qualquer alteração nos dados da planilha é feita, automaticamente, no gráfico.

 

terça-feira, 25 de maio de 2010

Aula 7 - 20/05/2010

     Continuando com o Calc...

     Desta vez descobrimos algumas FUNÇÕES matemáticas que podem ser utilizadas nas planilhas para calcular ou mostrar algum resultado.
     Na planilha 1 fizemos um cálculo para descobrir se é melhor abastecer um carro, bicombustível, com álcool ou gasolina. A primeira fórmula divide o preço do álcool pelo preço da gasolina: =B2/B1, onde B2 é a célula em que está o preço do álcool e B1 o preço da gasolina. Para mostrar o resultado final foi criada a seguinte função: =SE(B4<0,7;"Abasteça Álcool";"Abasteça Gasolina"), que mostra o que é melhor para o motorista. Veja a planilha:


     Na planilha 2 utilizamos mais de um função. A primeira mostra a Data atual: =HOJE(). A segunda calcula quantos anos a pessoa tem até a data atual: =ANOS(B2;C2;0), onde B2 é a data de nascimento da pessoa e C2 a data atual. E por último uma função que mostra se a pessoa deve, obrigatoriamente votar, ou não votar: =SE(D2<18;"Não pode votar";"Deve votar"), onde D2 é a idade da pessoa. Veja como ficou a planilha:



     Na planilha 3 criamos uma tabela de notas que calcula a soma das notas dos alunos durante 4 bimestres: =SOMA(B2:E2), depois faz a média das 4 notas: =F2/4, onde F2 é o resultados da soma. Em seguida mostra se o aluno foi aprovado ou reprovado através da seguinte função: =SE(G2<5;"Reprovado";"Aprovado").
     Após fazer estes cálculos a planilha conta quantos aprovados e quantos reprovados: =CONT.SE(H2:H6;"aprovado") e =CONT.SE(H2:H6;"reprovado"). E ainda mostra a porcentagem de aprovados e reprovados com esta fórmula: =H11*1/5 e =H12*1/5. Veja na planilha abaixo:


Aprendi bastante nesta aula, fórmulas e funções muito úteis para o dia-a-dia do professor!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aula 6 - 13/05/2010

       
      Essa foi a aula mais complicada, porém muito útil e interessante.
    Dessa vez trabalhamos com o CALC, programa do BrOffice para elaboração de planilhas eletrônicas.


  Uma planilha é uma grande tabela, já preparada para efetuar cálculos, operações matemáticas, projeções, análise de tendências, gráficos ou qualquer tipo de operação que envolva números.
    Cada planilha se compõe de colunas e linhas, cuja intersecção delimita as células:

   Colunas: Estão dispostas na posição vertical e são identificadas da esquerda para a direita, começando com A até Z. Depois de Z, são utilizadas 2 letras: AA até AZ, que são seguidas por BA até BZ, e assim por diante, até a última (IV), num total de 256 colunas.

    Linhas: Estão dispostas na posição horizontal e são numeradas de 1 até 65.536. Portanto, a intersecção entre linhas e colunas gera milhões de células disponíveis.

   Nesta aula, criamos uma planilha de notas de alguns alunos, adicionamos dados, fórmulas, mudamos cores, editamos os dados, renomeamos planilhas, copiamos tabelas, classificamos de acordo com os dados, adicionamos e excluímos planilhas. Ficou assim:



terça-feira, 11 de maio de 2010

QUIZ - Copa do Mundo - aula 5 - 06/05/2010

           Esta foi uma aula muito legal, pois aprendemos a criar um Quiz, um jogo de perguntas e respostas que pode ser bastante utilizado para tornar as aulas mais divertidas. O jogo foi criado em dupla, eu fiz com a minha amiga Nadja.
           No navegador Firefox pesquisamos coisas interessantes sobre a Copa do Mundo, criamos 3 perguntas com 4 opções de respostas e digitamos no Writer. Também procuramos figuras para incrementar o Quiz. No IMPRESS, criamos os slides: capa, menu, perguntas, respostas certa e errada, colocamos as figuras, copiamos as perguntas e criamos os botões. Desativamos a opção de clicar na tela para ele mudar de slide. Criamos um Hiperlink para cada botão, direcionando-os para o slide correspondente.
           Agora é só jogar e se divertir aprendendo!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dica:

Oi gente!!!!!!!!!
Achei um site que tem umas ótimas dicas de como usar o Impress e o Writer. Que tal uma olhadinha?http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/imp-apa.htm

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Quarta aula do Proinfo 29/04/10

     Continuando com o BrOffice, desta vez conhecemos o Impress, que é uma excelente ferramenta para criação de apresentações multimídia. Suas apresentações vão ficar muito mais interessantes com imagens, efeitos especiais, animações, sons e etc.
    É um programa que eu adoro, muito útil e dá pra criar coisas muito legais!!!
    Vale a pena conhecer e aprender a usar.
    Exploramos as ferramentas do Impress: criando slides, formatando textos, inserindo imagens, sons, efeitos de transição e outras. E como dever de casa tivemos que criar uma apresentação de uma piada. A minha é essa:
  


Espero que tenham gostado!!!!!!